Num pequeno lote, como é o padrão para este tipo de centro, um andar é organizado em “U” ao redor do recreio infantil do jardim de infância, liberando o resto do terreno para o recreio do ensino primário.
No volume do térreo, em continuidade com o pátio principal, encontram-se o berçário, os corredores principais e todas as unidades de apoio da escola.
As salas de aula são concebidas como um volume de três pavimentos no qual as salas de aula das crianças – com orientação sul – têm contato direto com seu próprio pátio com uma varanda e salas de aula do ensino fundamental localizadas no primeiro e segundo andar, acessadas por um corredor voltado para o sul.
A treliça de cerâmica atua como proteção para energia solar passiva proveniente de corredores voltados para o sul que dão acesso às salas de aula da escola primária. As superfícies das fachadas de vidro destas partes mais expostas ao sol possuem duas faixas de três cores diferentes, cada uma. As fachadas orientadas para oeste combinam uma série de três cores verdes, enquanto as expostas ao leste combinar uma série de três cores em tons de terra.
A treliça funciona em várias escalas, a partir do Ronda de Dalt a fachada principal da escola é muito visível e se torna um grande anúncio integrado na paisagem de grandes containers próximos à área industrial. Vista do interior é uma fachada dupla que controla a luminosidade e cria um jogo de luz e sombra que muda com o tempo.